terça-feira, 27 de outubro de 2009

FUERTES TINTAS! (pintura Kadinsky)



FUERTES TINTAS
Choro pelas mulheres abandonadas, que se quedam despedaçadas quando o homem amado parte, vai embora. Choro pela criança perdida nas armadilhas da vida. Choro quando morre um afegão, um sérvio, um curdo, choro em qualquer massacre, onde o número de vítimas é igual ou maior que um. Choro quando um pai se vai, e o filho se arrebenta de saudade. Choro pelos inocentes que as bombas matam, todo dia! Choro pelos palhaços tristes de terno e gravata, aqueles que manipulam a verdade. Choro pelos que debocham da nossa forma, do nosso gesto, choro por aqueles que "verdadeiramente" não tem um teto. Choro pelas meninas africanas, pelas meninas baianas, e por todas as meninas que se fizeram mães pela violência. Para esses pais, para esses animais, eu não tenho clemência!Choro pelas Rosas que não falam, e também pelas Marias, e por todas aquelas que impedidas de falar, se calam. Choro pelos bastardos, pelos bastões dos soldados machucando inocentes na noite vazia. Choro pelo personagem inacabado, óvulo não fecundado que não pode existir. Choro pelos abandonados, pelos coitados, que ainda que por uma escolha não conseguem prosseguir. Choro pelos morros e favelas dominados pelo medo e pelo tráfico. Choro pelo menino viciado que não sabe mais sorrir, e não sorrindo se embrutece, tecendo sua mortalha em cada tragada, sem perceber tão próximo o seu fim. E eu choro por este país, entregue a sua própria sorte. Onde quem pode não faz nada, quem enxerga não vê, quem escuta não ouve, e quem conhece diz que não sabia. E chorando eu me esvazio, eu me esvaio em uma tristeza fria, e penso em fechar meus olhos para tudo isso. Mas como, se eu vivo aqui? Acho que a mim só resta mesmo uma saída. Ir para Aruanda! E tomara seja verdade a música do Geraldo Vandré e do Carlos Lyra que diz:

"Vai! vai! vai! prá Aruanda. Deixa tudo que é triste e vai,vai,vai prá Aruanda. Lá não tem mais tristeza, vai que tudo é beleza. Ouve essa voz que ti chama,vai, vai, vai!"


Fui!




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PÍLULA VIRTUAL DA FORTUNA



PÍLULA VIRTUAL DA FORTUNA

"PARA GANHAR MUITO DINHEIRO"
Isto realmente funciona, faça o teste! Olhe fixamente para uma das pílulas e escolha uma. Prepare um copo com água.Coloque uma musica suave. Feche os olhos, respire suavemente, respire pelo nariz e solte o ar pela boca (3x), faça sua oração favorita, mentalize com fé, visualize a sua mão apanhando delicadamente uma delas, toque com a ponta dos seus dedos, sinta a textura, e com confiança leve até a sua boca. Tome a água e engula com calma.Pronto! Agora é só aguardar, em 48 horas você poderá comprovar a sua eficácia, coisas surpreendentes vão começar a acontecer. Essas pílulas seguem uma receita original, misteriosamente encontrada há séculos, em uma escavação do que se imaginou ser um santuário do Rei Salomão, homem poderoso, sábio, riquíssimo. Chegou até mim por um homem santo (já falecido) da Índia. Confidenciou-me ele que a encontrou em um secular mosteiro no Tibet. Toda pílula não deixa de ser um remédio, e todo remédio tem uma bula, e essa pílula não foge à regra. Então vou transcrever a bula, coisa que me custou caríssimo traduzir pois estava escrito em sânscrito, em uma velha folha de papiro.
INDICAÇÃO - para ganhar muito dinheiro, para ter abundância financeira.
CONTRA-INDICAÇÃO - esta pílula não deve ser ingerida sob nenhuma hipótese por pessoas portadoras de: desânimo, preguiça, falta de fé, acomodadas, com baixa estima, que se sentem perseguidas, vitimas do mundo, que não tenham coragem, que se sintam superiores, que não saibam repartir, que não tem humildade, que só criticam, que não tenham bondade, que se achem incompetentes, que não se achem merecedores, que sejam inseguros, sabichões de plantão, que recusam e nunca pedem ajuda, e finalmente não devem ser tomadas por orgulhosos.
-Você já tomou?Ih!!!!
EFEITOS COLATERAIS - o uso inadequado pode causar perda de juízo, soberba, mesquinhez, ganância, violência, depressão, demência, derrame, ataque cardíaco, frigidez (masculina/feminina), impotência, em alguns casos poderá levar à morte.


EFEITOS ESPERADOS - disposição para lutar, reagir, fazer o que ama, não se abater, não se entregar, prosseguir, construir, acreditar que pode vencer, pensar, criar, agir, e finalmente chegar lá.


DOSAGEM RECOMENDADA - somente uma pílula, em casos mais graves ingerir uma a cada dia durante 7(sete) dias. Mas atenção, caso não obtenha os efeitos desejados, poderão ocorrer sintomas de : revolta, ódio, raiva, inveja e finalmente a constatação de que você não leu corretamente as "contra-indicações".


RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE - quando ingerir a pílula acredite piamente no seu poder (dela), acredite na sua capacidade (sua mesmo), no seu talento, remova todos os seus medos, todos os seus fracassos, acredite nas suas idéias, lute contra os sabotadores, aqueles que ficam dentro da sua cabeça dizendo:-isto não dará certo!não é para você!, siga em frente, arregace as mangas, trabalhe, use sua inteligência (você tem!), busque inspiração, mas principalmente coloque em ação, acredite em você, não use nada e ninguém como muleta, nem um livro, nem um filme, nem Deus, muito menos o Diabo, não descanse até atingir seu objetivo.Dúvidas? Elas fazem parte.








quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"CARTAS À DEUS" 1

NÃO HÁ IMAGEM DE DEUS DISPONÍVEL

Senhor, espero que apesar de tudo o que fazemos e provocamos de errado neste mundo, o senhor ainda esteja bem e no comando da situação. Fico pensando, o que será que o senhor está pensando? De que maneira o senhor pensa? Tudo isto estava previsto ou nós o surpreendemos ou desapontamos, muito acima das expectativas? Quando leio os trechos bíblicos como em Lucas 21 - " uma nação se levantará contra outra, haverá terremotos, em muitos lugares fome e peste, acontecerão coisas terríveis e grandes sinais no céu", etc. ou no Apocalipse, através das cartas, as revelações de Fátima, enfim, indícios de maus momentos. Muitas coisas ruins tem de fato acontecido ultimamente, como também muitas coisas ruins já aconteceram ao longo da nossa história. Parece-me de certa forma ser a nossa sina : perpetuamos a crueldade, a disputa pelo poder, a ganância desenfreada. Porque somos assim? Eu sei, eu sei, o Senhor poderá me responder que temos o "livre arbítrio", que não pode guiar cada um dos bilhões de habitantes deste planeta, que não haveria nenhum mérito, que cada um escolhe o seu caminho e coisa e tal. Mas afinal quem está no comando geral? Quem criou o homem? Quem criou a rosa com suas inúmeras pétalas e seu delicioso perfume? O senhor quer ver até onde podemos chegar? É isso? Desculpe questionar o seu pensamento , mas não sei se essa é a melhor forma de conduzir as coisas.Sem ter a pretensão de "ensinar o Pai Nosso ao vigário" , penso que se poderiam adotar outras táticas e estratégias, da forma que estamos é "meio que dar corda, dar corda, e segurar um metro dela na mão para o enforcamento final. Senão vejamos: antigamente a Terra recebia enviados especiais, profetas, seres iluminados, como Krishina, Buda, Jesus, Paulo de Tarso, dentre outros. Mas, já faz muito tempo que não aparece ninguém , ninguém com essa magnitude pelo menos. Ninguém que desperte nos seres humanos mais amor, mais misericórdia, mas compreensão, mais fraternidade. Acho que já está mais do que na hora de termos o privilégio, mais que isso, a necessidade "urgente" de receber um desses seres. Sou franco em dizer-lhe, nos tempos que correm, não adianta mandar alguém modesto, discreto, em uma pequena aldeia.Hoje é fundamental aparecer na mídia, horário nobre da CNN, capa do Times,Google, enfim nas grandes redes de informação. Talvez até uma entrevista exclusiva em um programa de repercussão internacional como a Oprah ou David Latterman. E será fundamental a execucão de alguns milagres, "ao vivo", mas tem que ser daqueles de "arrasar"! Porque depois vai ter toda aquela história de comprovação científica,vão querer examinar, exame de DNA, etc., caso contrário não vão acreditar.Porque hoje em dia, o ser humano está tão frio, tão egoísta, que pouco enxerga além do seu próprio nariz, pouco percebe , pouco sente , além de medo e preocupação, não estou querendo generalizar não, mas a coisa tá feia. Sua benção!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"ZERO À DIREITA"



ZERO A DIREITA

Parafraseando o novo ícone da cultura nacional o "Zina", quero mandar e pedir uns "Salve".

Quero mandar um salve para você que está lendo!


Quero mandar um salve para quem luta pela paz no mundo! Quero mandar um salve para quem espalha bom humor e alegria!,sem ferir ninguém. Quero mandar um salve para os homens e mulheres que ajudam o mundo a ser um lugar melhor para se viver!Quero mandar um salve para o Green Pace!Quero mandar um salve para a Cristina (Titi)! Quero mandar um salve para o Martin Luther King!Para a madre Tereza de Calcutá, para o Gandhi, para Jesus Cristo, Gautama, Krishina, Ayrton Senna, John Lennon, Sabin, Nossa Mãe Maria, e todos aqueles que já se foram, mas continuam entre nós!Nossos pais, nossos filhos, nossos avós!Quero mandar um salve para os bombeiros, e para todos os super heróis: Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Zorro, dos quadrinhos e da vida real. Precisamos de vocês!Mas que nunca!

Agora quero pedir uns "Salve"

Salve o planeta!Salve a Liberdade!Salve a Verdade!Salve a Humildade! Salve as meninas violentadas: por violência, por ignorância, por fome! Salve os sem teto, sem trabalho, sem futuro, sem passado! Salve os aflitos, os desesperados, os doentes, os abandonados! Salve as crianças de rua, os "de menor" e os "de maior"! Salve os órfãos, salve os perseguidos, salve os injustiçados! Salve os que não se vendem por nenhum favor, por nenhum trocado! Salve os que amam incondicionalmente!Os que têm caráter, bondade! Salve os inocentes, mesmo que pareçam culpados!Salve a Justiça!, mesmo com os pesos tão desnivelados nesses tempos de paradoxo.

E salve de vez em quando o ócio, a preguiça, o relax!Afinal ninguém é de ferro.





sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESPIONANDO A RUA.


Uma pomba branca, manca pisando o asfalto batido, cachorros desfilam rápido exibindo suas donas em shorts e bermudas, a grande árvore, a velha e derradeira guardiã, permanece muda, solene, imponente, deve ter mais de 100 anos pela grossura do tronco. Quanto já não viu?Quanto já não ouviu?De vez em quando um bem te ví, alguns gatos arredios, pardais importados de Portugal. Essa é toda natureza da rua. Eu olho procurando campos de lavanda, campos de trigo, mas só vejo carros, concreto, vidros, postes, fios. Tudo o que eu não gosto. Parece que o tempo parou no tempo. Nenhum vento, nenhuma brisa, nenhuma folha voa, nenhum galho se movimenta, chegando de longe a música chata do caminhão de gás. Com todo respeito a Beethoven (Four Elise), mas é que tocada por um robô (?) fica muito "chatinha". Podiam tornar isso mais agradável, colocar um "Garota de Ipanema" bem orquestrado, ou "O que é? O que é? do Gonzaguinha, ficaria muito melhor, fica aí a sugestão. Continuo olhando, espionando da janela. Como colocam panfletos no portão, no chão da garagem, na caixa de correio! Tem pizza (um monte), cabeleireiros, cota em cemitério (sério!), super mercado, farmácia, encanador, cartomante, doutor, daqui a pouco vão oferecer capa de chuva prá mosquito, amante, ventilador prá tartaruga, coisas assim. Mas é trabalho e merece respeito, só acho que toda casa devia ter um "espeto" (tipo aqueles das mesas de escritório de antigamente) para colocar tudo isso, é só chegar e ir espetando, no fim do dia é só olhar, "tá" tudo organizado, sem sujeira, sem bagunça. Acho que vou patentear essa idéia! Mas tudo isso é monotonia, toda essa paisagem, todo esse panorama, não me encanta, porque no fundo, no fundo, o que eu queria mesmo era cantar, dançar, sentir, tocar, trocar. Receber um aceno que fosse das asas do passarinho pretinho e azul, da cor do mar da Polinésia Francesa. Quer saber? Ah! Como eu queria poder voar!

 

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EU ? (foto Hans Silvester)


Quem sou eu?Eu sou eu mesmo, subindo e descendo as ladeiras do Pelourinho da vida, molhando os pés, sujando as mãos, eu sou coração, distribuindo sopapos. Sou uma canção que vem de longe, mansa, serena, doce como a manga Bourbon madura, ou por outra enigmático como o pequi. Eu não sou daqui!Sou da terra das maçãs, da massa fresca que brota na terra, reboca paredes, e enche estômagos vazios. Eu sou um terraço, marroquino, espiando a lua cheia chegar, sou um menino empinando pipa, extasiado com o céu, com o vento, sou um arquiteto bizantino construindo catedrais em papel de arroz e cetim. Eu sou assim. Mato e morro na Rocinha todo dia e desço na primeira enxurrada, perdido na multidão. Na minha mão aflita, todo mundo grita e pede perdão, e implora, por uma pequena chance para recomeçar. Não me contenho com muros, com cercas, com platéias, com arquibancadas lotadas, nem nas telas de cinema ou de aquarela, onde estou é sempre o meu lugar, qualquer lugar. Nem sempre venho caminhando, nem sempre venho violento, as vezes venho de violeta, de viola, de violão , meu som acalenta , alimenta ouvidos e paixões. Somos parecidos em cada tombo, e na descida, no chão, na terra, no terremoto, todos somos iguais, quando caímos. Mas na copa das árvores a paisagem muda, o que era cego vê, o que era mudo grita, o que era surdo escuta, o mundo se agita, porque podemos olhar para baixo, e baixo suspiramos aliviados, nosso chapéu é o céu, ou o sol, ou a lua. Somos todos um pouco místicos, um pouco magos, um pouco mastigáveis, nem sempre digeríveis, aqui já não vemos as estrelas, mas elas estão todas lá, espionando a humanidade. Quantas pétalas tem uma rosa? Quantas palavras tem uma boa prosa? Ah! Deixa prá lá.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BARACK OBAMA ,PRÊMIO NOBEL DA PAZ .


Não sei de fato se Obama é a pessoa mais indicada para receber este prêmio , contudo é preciso reconhecer que dentro do panorama vigorante , Obama é uma novidade no cenário , afinal primeiro presidente negro dos EUA , desconhecido até então , e um fator que considero muito importante é que de certa forma , recebendo esta premiação , ele ficará "comprometido" com o fato , porque não se poderia imaginar que o ganhador do Prêmio Nobel da Paz , fomenta guerra , violência , e coisas que tais . Tomara que ele honre de fato a premiação , e que nós possamos viver em um mundo mais pacífico e fraterno . Será?  

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"GENTE" por Zé Passarinho


Gente é tudo igual , nasce ,vive , morre , respira , pensa ,fala , anda , corre , come e caga ! Gente é tudo igual ! ...Não! Gente é tudo diferente , branco , negro , amarelo , vermelho , magro , gordo , alto , baixo , rico , pobre . É , gente é tudo diferente !...Mas também é tudo igual . Todo mundo um dia morre , todo mundo namora , casa , trepa , desculpe , "faz amor". Tem gente que mata bicho , tem gente que mata gente . Tem gente boa , simples , humilde , e tem gente ruim , "marvada". Gente que obedece e gente que manda , gente que solta e gente que prende . Tem gente que acredita em Deus , tem gente que acha que é Deus , e tem gente que nem sabe quem é . É , tem gente que dá , e tem gente que tira ,tem gente que rouba , tem gente que apanha , tem gente que salva . Ih! mas tem gente suja , não de corpo não , mas de alma . Gente falsa , que parece anjo , cordeiro , mas quando "desveste" a fantasia , o rabo pontudo se mostra com alegria .Mas é tudo gente ! Diferente , indiferente . Veado também é gente , e aproveitando as lutas , "Salve as putas!".  Abençoadas ou cruxificadas prostitutas . Desde que o mundo é mundo e até que se extinga . Tem gente que vive no luxo , tem gente que vive no lixo . Tem gente que faz a guerra , e tem gente que vai prá guerra . Gente alegre , gente triste , gente com família , gente sózinha . Mocinho , bandido . Deus fez todo mundo igual , mas cada homem , cada mulher , depois que abre os olhos , respira , escuta , vai se modificando , anda , porque Deus fez todo mundo igual , mas permitiu que cada um escolhesse o seu caminho e escrevesse a sua história .

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"POLLICE VERSO"



Quando me lembro das galés romanas cruzando os mares , sinto minhas mãos calejarem-se e sinto dor em meus músculos , tenho a sensação que já estive lá . E nas arenas grandiosas ouço gritos insanos, quando a fera perfura minha pele e me arrasta pelo chão , tenho a sensação que já estive lá . Quando me lembro dos navios piratas vergastados pelas tempestades , sinto enjôo , e quando me lembro dos galeões espanhóis , ingleses e franceses cuspindo fogo pelas bocas dos canhões ,sinto o aroma amargo da pólvora negra , ouço as marretadas da bola de fogo na popa e na proa , voam homens despedaçados e lascas de madeira nobre , sinto o cheiro de sangue e carne queimada , tenho a sensação que andei por lá .Quando me lembro dos navios negreiros , ouço gritos e choro de mulheres e crianças , nada vejo na escuridão , nada sinto em meu coração além de dor , além de medo e revolta , também choro amarrado a grossas correntes , não sei mas acho que estive lá .Chicotes de ferro e couro cruzam o ar e rompem a carne na pele negra , borbulha o sangue e continua a tortura , nada a paralisa , só o desmaio ou a morte , sorte dos tubarões no alto mar .Sinto cicatrizes profundas em minhas pernas e costas , talvez porque já estive lá .África porque teu povo sofre tanto ? Há tanto tempo.. As vezes sinto a medalha barata de identificação em meu pescoço , sinto o peso de uma mochila pesada nas costas , capacete , carabina , minas explodem em todo lugar .Faz muito frio , neva , clarões malignos mostram a silhueta das montanhas , mostram as silhuetas dos corpos em silêncio permanente . A quem pertencem? A que mãe? A que pai? Sinto como se fôsse hoje , como se fôsse agora as minhas mãos magras e sem cor , apertarem o arame farpado do campo vigiado . Dói muito! Cães latem e patrulham , atacam , não sabem o que fazem. Estamos todos vestidos iguais. Pijamas com listras horizontais .Olho meu pulso marcado que pisca intermitente uma marca , um número , um simbolo, um sinal , e eu não sei o que significa . Vejo filas de nós mesmos adentrando a construção , todos entram , ninguém sai .Para onde foram levados ? Tenho um mau pressentimento , algo me aperta o peito , e eu sei porque , acho que já estive lá .O estrondo me faz surdo , meus olhos pequenos e oblíquos nada vêem além da forte luz que cega .Levanta-se um enorme vulcão , furioso , cruel , vejo no céu somente uma nuvem poderosa e imensa se alastrar .Como vem rápida e eficaz , nada deixa , nada resta , por uma fresta eu vejo a vida se acabar . A Terra chora , grita , e eu ouço aqui , bem dentro de mim , talvez , quem sabe ? porque eu estive lá .Por estes dois mil e nove anos , do calendário gregoriano , eu tenho carregado muitas sensações , poucas boas , poucas belas , poucas indolores , poucas perfumadas de flor , poucas que me trazem saudade , poucas que me fazem feliz , e na verdade fico ansioso esperando , perguntando todo dia ao artífice do Universo , seu condutor máximo e supremo , seu criador , a mais alta das autoridades celestes , cósmicas , estelares ,... até quando ? Porque sinceramente , pelo que vejo e sinto hoje  , se tudo isso fosse um ônibus , eu só queria dizer : - Para!Para! Que eu quero saltar!